Você sabia, que assim como os humanos, nossos amigos de 4 patas também podem doar sangue?
Isso mesmo, cães e gatos podem doar sangue e salvar muitas vidas.
A doação de sangue em animais ainda é pouco divulgada em nosso meio.
Muitos tutores não sabem que seus pets podem doar sangue, ficam receosos de que algo possa acontecer ou até mesmo que os animais sofram com o processo de doação.
E essa falta de informação é responsável pelos estoques abaixo do que é necessário, para atender a demanda de todos os pacientes que necessitam de uma transfusão de sangue.
Mas, tudo isso é bem mais simples do que se imagina!
MITOS SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE
Muitos tutores acreditam que ao levar seus pets para doação: eles irão sofrer, ficarão chateados, não permitirão a coleta, que o volume coletado será prejudicial para a sua saúde, que o local de coleta do sangue gera desconforto para o doador e etc.
Porém, a coleta do sangue acontece de forma tão tranquila para seu amigo, que ele retorna ao banco de sangue tão feliz, como se estivesse saindo para algum passeio. O mesmo ocorre quando realizamos a coleta domiciliar. Sempre somos recebidos com muita festa pelos nossos doadores. Confirmando assim que a doação é um processo sem riscos ou traumas para nossos doadores.
CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Para que seu amigo possa participar de uma coleta de sangue de forma segura, todos os materiais utilizados na coleta seguem o mesmo padrão das coletas em banco de sangue humanos. Eles são estéreis e de uso único, garantindo assim a qualidade do sangue que será coletado e a segurança do doador.
Importante lembrar, que a raça não influencia, desde que o doador atenda aos critérios definidos para a sua espécie.
PRÉ-REQUISITOS PARA O CÃO DOADOR
1 – Mínimo de 25 Kg
2 – Idade entre 1 e 8 anos
3 – Vacinas, vermífugo e carrapaticida em dia
4 – Não ter doenças crônicas
5 – Não estar usando medicações
6 – Fêmeas não podem estar prenhes, amamentando ou no cio
– Pré-requistos para o gato doador
1 – Mínimo 4 Kg
2 – Idade entre 1 e 8 anos
3 – Vacina e vermífugo em dia
4 – Não ter doenças crônicas
5 – Não estar usando medicações
6 – Fêmeas não podem estar prenhes, amamentando ou no cio
ETAPAS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Se o doador atende aos critérios acima, algumas etapas devem ser seguidas. Não basta apenas ter o peso ou idade ideal. Os candidatos a doação passarão por uma avaliação clínica com o médico veterinário e caso estejam aptos, uma amostra de sangue será coletada para a realização dos exames de triagem.
O que passa a ser uma vantagem para os candidatos, pois a cada doação é realizado um check-up geral desse doador. Dentre os exames realizados, podemos citar: hemograma, exames bioquímicos para avaliação hepática e renal, exames sorológicos ou de biologia molecular (PCR) para pesquisar algumas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue (Erliquiose, leishmaniose, brucelose, Anaplasmose, Dirofilariose, dentre outas). A tipagem sanguínea também é realizada. E você não entendeu errado!! É isso mesmo, os animais também possuem grupo sanguíneo específico de acordo com a espécie. Mas, esse assunto ficará para uma próxima matéria.
Se o doador for aprovado na triagem clínica e nos exames anteriores ele pode avançar para a coleta da bolsa, que demora em média 6 a 7 minutos em cães e um pouco menos em gatos.
E sabe o motivo de tantas etapas? Precisamos garantir que não haverá nenhum prejuízo para o doador ou o paciente que receberá esse sangue.
PARA QUE SERVE O SANGUE DOADO?
O sangue doado será processado no banco de sangue para dividir em produtos que serão utilizados nos pacientes de acordo com a sua necessidade. Tudo vai depender da doença desses pacientes. Alguns exemplos de doenças, as quais os pacientes podem vir a precisar de um desses produtos são: anemia devido a hemoparasitoses, que são doenças no sangue, transmitidas por carrapatos, mosquitos ou outros vetores. Alguns exemplos são a Babesiose, Erliquiose e Leishmaniose. Neste caso os pacientes seriam favorecidos com o Concentrado de hemácias ou até mesmo o concentrado de plaquetas, quando outra célula do sangue, as plaquetas, também ficam baixas.
Outras doenças como leucemias, linfomas e neoplasias também podem levar a uma necessidade de sangue. Ou ainda durante as cirurgias, hemodiálises e etc. E se esse produto não estiver disponível, corremos o risco de perder nosso melhor amigo.
COMO SE TORNAR UM DOADOR DE SANGUE?
Se você possui um amigo que atende aos critérios acima, cadastra-se para participar do nosso Clube de Doadores. Durante a coleta utilizamos musicoterapia para acalmar o doador e seu tutor. Transformando todo o processo de coleta em um ato tranquilo de amor ao próximo.
Caso tenha interesse em participar da nossa Corrente do Bem, preencha o formulário disponível através desse link: https://forms.gle/VKHn8XBs7V9XFz7Y9
CLUBE DE DOADORES DEA
Os doadores que participam do Clube possuem alguns benefícios que são oferecidos pelo Hemocentro e podem ser verificados diretamente com o Banco de sangue através do whatsapp: 071 99686-9635.
Se você tem um cão que atende aos critérios, não deixe para doar apenas quando estiver precisando. Os estoques normalmente estão em níveis bastante críticos. Abrace nossa causa você também e colabore para aumentar ainda mais nossa Corrente do Bem.
Doar sangue é um ato de consciência e solidariedade. Se todos nós tivéssemos a consciencia de que ao doar sangue estamos ajudando aqueles que mais precisam, tanto os estoques dos hemocentros humanos, quanto o de animais estariam repletos de hemocompoentes.